Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, divulgou nesta segunda-feira (25) o endurecimento das medidas para reforçar o isolamento social na cidade, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A cidade tem 398 casos confirmados da doença, com 30 mortos.

O plano de isolamento social intensivo começa nesta terça-feira (26) e vai até 10 de junho. Nestes 15 dias, haverá ampliação da fiscalização das medidas dos decretos já publicados; implantação de barreiras de restrição de circulação em locais com baixo índice de isolamento; expansão das barreiras sanitárias para atingir mais bairros e ampliação de testes para a covid-19 na população.

As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa online. Participaram a prefeita, o secretário executivo da atenção especializada da saúde, Breno Feitoza, e o secretário de Planejamento, Diogo Bezerra. O secretário de Saúde, Francisco Santos, que geralmente participa dos encontros, está isolado em casa após ter diagnóstico positivo para a covid-19. Segundo a prefeitura, ele apresenta sintomas leves e o estado de saúde é estável.

A prefeita Raquel Lyra anunciou ainda que encaminhou um projeto de lei para a Câmara Municipal para antecipar o feriado de São Pedro, celebrado no dia 29 de junho, para a próxima quarta-feira (27).

Além disto, serão publicados dois decretos: o primeiro obriga as empresas de serviços essenciais a aferir a temperatura dos funcionários. Caso algum deles apresente índice de febre, deverá ser liberado para casa. O outro decreto obriga que laboratórios privados e farmácias que vendem testes rápidos informem à secretaria de Saúde os resultados positivos dos exames.

“Eu não tenho dúvida nenhuma que nós sairemos mais fortes depois desta pandemia. Sabemos de todas as dificuldades que tem para fazer o isolamento social, da crise econômica. Essas medidas são para garantir que a gente possa voltar à normalidade o mais rápido possível”, declarou a prefeita.

Entre as justificativas para o endurecimento das medidas está a ampliação das áreas de risco para contaminação pela covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, nas duas últimas semanas, havia cinco áreas de risco. Agora, são 16.

A pasta fez uma pesquisa com a realização de testes nestas áreas, em pacientes com síndrome gripal e os contactantes deles. Destes, 32% testaram positivo para o novo coronavírus. As pessoas que apresentam síndrome gripal aumentaram, segundo a secretaria. Nos últimos 45 dias, foram mais de 3 mil registros, dos quais 900 seguem na fase de recuperação.

Além disto, ainda segundo a prefeitura, o isolamento social está inferior a 50% na maioria dos dias, o que é considerado muito baixo. Também nas últimas semanas, 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública na regional de saúde estavam ocupados.