A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, está oferecendo capacitação em ‘Manejo do Trabalho de Parto e Parto na Água’ para profissionais plantonistas que atuam na Casa de Saúde Bom Jesus (CSBJ). As aulas seguem nesta sexta-feira (15) e também na próxima semana.

De acordo com a enfermeira obstetra, Patrícia Araújo, a capacitação tem como objetivo prestar uma melhor assistência para as mães e os bebês, bem como orientar sobre os inúmeros benefícios do parto na água.

“São muitos os benefícios do trabalho de parto em imersão na água. Entre eles, estão o alívio das contrações uterinas; relaxamento na musculatura da pélvis, encurtando o trabalho de parto; redução do risco de intervenções desnecessárias; diminuição dos hormônios do estresse e aumento na produção de ocitocina (hormônio do amor), que favorece o vínculo materno infantil, além de possibilitar a liberdade e autonomia na hora do parto, dando protagonismo nesse momento que é tão importante para a mulher”.

Afirmou Patrícia.

Estão participando do treinamento enfermeiros obstetras e os técnicos de enfermagem, que assistem as mulheres no pré-parto, parto e pós-parto (PPP). Esses profissionais irão atuar na Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres.

A nova maternidade conta com dois quartos de PPP, com banheira de hidromassagem para auxiliar as mulheres que sonham com o parto em imersão. Os PPPs são equipados para receber e acompanhar a parturiente durante esses três estágios (pré-parto, parto e pós-parto).

“Esses quartos oferecem espaço aconchegante e humanizado, com banheiras para que a gestante possa relaxar para vivenciar o parto com mais conforto, segurança e tranquilidade”.

Disse a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

Funcionamento da Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres

Desde o dia 6 de abril que a Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres deu início aos atendimentos ambulatoriais. No local, estão sendo realizados teste do pezinho e consultas com neonatologistas para egressos (bebês nascidos na Casa de Saúde Bom Jesus). O agendamento para a realização do teste e das consultas é feito ainda durante a estadia da mãe e do bebê na maternidade onde nasceu.

O horário de início dos atendimentos é das 7h30 às 9h. Já a entrega dos resultados do teste do pezinho é das 10h às 13h.

A Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres está localizada no Bairro Luiz Gonzaga e conta com uma nova e ampla estrutura para atender a população. Até o dia 30 de abril, os serviços de urgência e emergência estarão em pleno funcionamento.